sábado, 7 de setembro de 2013

Guia De Maquiagem : bases

Oi meninas, tudo bem com vocês?

E no nosso guia de maquiagem de hoje, vamos conhecer um pouco mais sobre a base facial, ela é um item super necessário para a realização de uma maquiagem e pelo menos para mim é indispensável.



Maybelline, Pharmapele, Tracta, Mac, Revlon, Maybelline, Pharmapele, Eudora, Mary Kay e Avon
A base serve para uniformizar a cor da pele, disfarçar as imperfeições e também para amenizar as manchas. Em sua composição, existem presentes pigmentos que refletem a luz de maneira mais difusa que faz com que as linhas de expressões sejam minimizadas.

Além disso não posso esquecer de citar que ela protege a pele do sol, poluição e combate os radicais livres. 

Atualmente existem várias texturas de base facial, cada uma com uma funcionalidade e para cada determinado tipo de pele. Há também inúmeras tonalidades, mas infelizmente você encontra basicamente somente 4 tons na maioria das marcas brasileiras, que é claro, médio, escuro e para pele negra. ( Aloooo.. marcas brasileiras, vamos melhorar???) Diante de uma miscigenação tão grande no Brasil, é uma vergonha as marcas brasileiras não darem atenção a isso. Enfim, louca.. se você quer encontrar uma base com o seu tom ou com o tom mais próximo você terá que reembolsar um valor a mais para comprar uma base importada, mas valerá cada centavo.. como MAC entre outras marcas. 

Seus componentes podem variar bastante e é necessário você estar atenta a isso no momento da compra, você encontra base com hidratante, filtro solar, HD, Oil Free, anti-idade, matte e etc. Uma grande infinidade mesmo, o resultado e principalmente você ter a pele perfeita, dependem muito da sua escolha criteriosa.




Tipos de Bases:




Base líquida:

São mais leves e mais fáceis de aplicar, geralmente proporcionam um acabamento mais natural e se desejar uma melhor cobertura você pode aplicar mais camadas. As bases mais liquidas são aconselháveis para peles maduras e para peles uniformes ( sem manchas). Indicada para peles oleosas.

Base em Stick:

Essa base tem a textura mais densa, é em formato de bastão, geralmente você encontra ela com efeito 3 em 1, que poderá ser usado como base, pó e corretivo. Esse tipo de base geralmente deixa a pele com aparência artificial. São desaconselháveis em pele madura.
É mais aconselhável para peles com melasmas, vitiligo ou rosácea.

Base em mousse:

Geralmente as bases em mousse proporcionam uma cobertura média, deixa a pele com aparência natural e geralmente a durabilidade é mediana. Você encontra disponível com composição oil free e efeito matte sendo totalmente indicada para quem tem pele oleosa.

Base Cremosa:

Cobertura média a espessa, também com efeito natural. É o tipo de base com a melhor cobertura, ideal para disfarçar manchinhas, cicatrizes e espinhas. Por ser mais oleosa, o ideal é que se use em dias mais frios e durante a noite.

Base Compacta:

A base compacta é bastante espessa, possui acabamento aveludado e uniforme. Melhor cobertura para manchas, algumas bases compactas dispensam o pó facial. ideal para peles com manchas. 

Base Air Brush: 

A aplicação da maquiagem com o airbrush tem algumas vantagens incontestáveis. A primeira delas é a naturalidade do resultado, pois os produtos se fundem com a pele e asseguram um rosto maquiado com aspecto natural. A outra é que, em tempos de TV digital, esse tipo de maquiagem camufla pequenas imperfeições do rosto de quem aparece na “telinha”.

Base em pó:

É a melhor opção para quem tem pele oleosa, pois o pó ajuda na absorção da oleosidade. Na hora de escolher, prefira as minerais, pois elas têm ingredientes naturais e não têm óleo. Para usar, aplique com o pincel seco ou molhado.


Aplicação da Base:



A base deve ser aplicada sempre no sentido do crescimento dos fios, no caso de cima para baixo. Em quantidade moderada e ser bem espalhada. 

Uma dica legal é usar o pincel de base e fazer o polimento com batidinhas com a esponja. Não esquecendo de esfumar muito bem a raiz dos cabelos, sobrancelhas, cantos do nariz, orelhas e pescoço.

Eu particularmente não gosto de aplicar a base com as mãos, em mim porque eu tenho a pele super oleosa e esse contato faz com que eu estimule ainda mais a minha pele ficar oleosa por causa do calor das minhas mãos. Já no caso de aplicar a base em outra pessoa com as mãos eu não acho higiênico. 

Então eu prefiro sempre usar pincéis, seja o língua de gato ( pincel mais conhecido), pincel reto, kabuki, Duo Fibre e etc;




Essa é uma das perguntas que mais recebo na página e por e-mail, e acho que para responder a essa pergunta você precisa saber qual é o efeito da base que você quer em seu rosto, o seu tipo e o seu tom de pele.

Escolhendo a cor correta:

A base tem que estar de acordo com o seu tom de pele, então se você já sabe a cor vamos ao próximo passo. Se você não sabe a cor, escolha a tonalidade com beges/amareladas, pois se adaptam a mais tipos de pele. Na hora de testar a base sempre teste no próprio rosto, a base tem que sumir ou seja casar com o seu tom de pele. Ela precisa ficar perfeita em diferentes tipos de luz.

Escolhendo a base de acordo com o seu tipo de pele:

A sua pele é seca? É oleosa? É necessário você saber qual o seu tipo de pele para que a maquiagem fique perfeita, fiz um post especial sobre isso, leia aqui.

Qual efeito da base que você quer:

Você precisa pensar e testar os efeitos de variados tipos de bases para você então escolher a melhor que se adeque a sua escolha. Atualmente no mercado existem bases com cobertura leve, média ou alta. E também é possível encontrar bases com efeitos matte e que traz luminosidade.

Base com efeito leve, são as bases que quase não cobrem todas as manchas, geralmente são mais fluidas e indicada para ser usadas durante o dia. Já no caso da base média é aquela base com uma cobertura legal, que cobre quase todas as manchas e imperfeições. A base alta é aquela que cobre tudo e pode dar (ou não!) uma cobertura pesada, geralmente a base de cobertura alta é indicada para eventos noturnos. 

Espero que vocês tenham gostado do post do Guia de Maquiagem de hoje, deixe nos comentários sugestões para os próximos posts! Vou adorar!

Beijos 

Nenhum comentário:

Postar um comentário